Os trabalhadores com carteira assinada podem consultar o saldo do FGTS através do aplicativo do Fundo ou acessando o site da Caixa. As etapas para consultar o saldo são bastante simples.
Os trabalhadores formais ainda podem cadastrar seu número para receber notificações de atualizações pela Caixa e também acessar as informações através do site.
O trabalhador deve sempre acompanhar os depósitos que o empregador realiza, assim é possível se manter prevenindo de possíveis irregularidades. O Valor que é depositado na conta do Fundo o equivalente a 8% do salário, que é recolhido e fica guardado para ajudar a pessoa em alguma eventualidade.
O trabalhador pode realizar o saque do FGTS em casos como:
Se houver demissão sem justa causa
Ademais, se o trabalhador for se aposentar
Se o trabalhador for acometido por alguma doença grave
Além disso, se houver estado de calamidade pública
Se o trabalhador for comprar sua casa própria.
Veja consultar o saldo do FGTS através do app
O trabalhador deve baixar o aplicativo em seu celular, procure na loja virtual, o app está disponível tanto para Android quanto para iOS.
Após baixar o app, clique em abrir e em “entrar no aplicativo”;
Logo em seguida, insira o número do seu CPF, e clique em “não sou um robô”;
Identifique as imagens, e clique em “Verificar” e em seguida em “próximo”.
O trabalhador deve informar sua senha e clicar na opção “Entrar”;
Agora, clique na opção “Saldo total do FGTS”.
Com isso, é possível que o trabalho verifique todas as suas contas e quanto tem de dinheiro em cada uma delas. Para ver as datas de depósitos e outras opções de movimentações, basta clicar em “Acessar Meu FGTS” e em seguida clicar em “Ver extrao”.
Veja como consultar saldo do FGTS pelo site da Caixa
Os trabalhadores que vão acessar o site pela primeira vez, precisam realizar um breve cadastro. Para isso é necessário:
O trabalhador deve entrar no site da caixa, na página Cidadão;
inserir seu CPF ou NIS;
Em seguida clicar em “cadastrar senha”;
O trabalhador terá que ler com bastante atenção o regulamento e clicar na opção “aceito”;
Após aceitar, informe todos os seus dados pessoais que forem solicitados;
Em seguida crie uma senha de até oito dígitos, incluindo números e letras, e toque em “Confirmar”
Para finalizar, digite o número do NIS ou seu CPF e a senha que acabou de cadastrar e toque em “Acessar”.
As pessoas que possuem o app Internet Banking Caixa também podem fazer a consulta do extrato do FGTS. Para isso, é necessário acessar a conta e tocar no ícone “fgts e inss”, em seguida, em “extrato”.
Consulte seu saldo do FGTS por SMS
O trabalhador ainda pode fazer o cadastramento do número do seu celular através de um caixa eletrônico ou site do banco, assim é possível receber notificações e mensagens de texto sobre o seu FGTS. Alguns anos atrás essas informações eram enviadas pelos correios. O trabalhador pode fazer o cadastramento do seu celular de forma totalmente gratuita. Só que antes, é necessário fazer login e criar uma senha no site do FGTS, os passos são os mesmos citados anteriormente.
O FGTS funciona igual a uma poupança que serve para proteger os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Os trabalhadores agora podem consultar seu FGTS a qualquer momento, visto que esse processo pode ser realizado através do seu celular no conforto de sua residência.
Veja também:
Meu FGTS: Como funciona? Como e Quando Posso Sacar?
Veja como é fácil adquirir um empréstimo Santander com as melhores vantagens!
Aplicativo FGTS: Veja como funciona e como baixar grátis!
Por que devo acompanhar seu saldo do FGTS?
Sabemos que o FGTS pode servir para o trabalhador adquirir seu imóvel. Então, para isso, é necessário que ele saiba quanto possui em conta. Isso também vale para o saque – aniversário, que é uma modalidade de saque onde permite que o trabalhador retire o valor da sua conta, no mês e data do seu aniversário, isso acontece todo ano. Mesmo que o trabalhador não pretenda fazer o saque o dinheiro tão cedo, podemos afirmar que é muito importante que ele faça o acompanhamento do seu saldo para confirmar que o valor está sendo depositado, de forma correta, visto que esse é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada.